A mão de fogo
Na areia da Praia Brava, os turistas apreciam uma singular escultura, concebida pelo artista plástico chileno Mário Irarrazabal. A mensagem que ele conferiu a sua escultura lembra o homem surgindo da natureza. Mas a escultura ficou conhecida como A Mão do Afogado.
Os Bairros
Há bairros sofisticados, como o San Rafael, onde fica o antigo hotel do mesmo nome, em estilo inglês, de frente para o mar, construído em 1945 e que, em 1962, hospedou a comitiva do presidente John Kennedy, quando se realizou no balneário a Conferência de Cúpula das Américas. Ali, fica também a mansão que foi do político argentino Juan Domingo Perón, conhecida como a casa das 12 chaminés.
Um bairro residencial muito luxuoso, o Beverly Hills tem as mansões ocupando o espaço de um quarteirão, entremeadas de magníficos jardins. Entre as casas, gramados e uma sucessão de bosques, arborizados com plátanos, álamos e pinhos. As casas não são numeradas. Possuem nomes, como A Gaivota, As Orquídeas, Remanso, La Luna, Estrelita, etc. As mansões não têm cercas nem muros. Não há roubos em Punta del Este, onde a criminalidade é zero.
A cerca de 15 quilômetros do Centro de Punta del Este encontra-se um bairro gostoso de se viver, Playa Barra, antiga vila de pescadores que foi se tornando moda nos últimos verões. Bares, restaurantes e casas de música dessa localidade atraem milhares de pessoas todas as noites.
Ilhas dos Lobos
Há uma sugestão de visita imperdível para quem for conhecer Punta del Este: a Ilha dos Lobos. Fica perto da península, a apenas 11 quilômetros da costa. Ela tem 11 hectares e 8 quilômetros de comprimento e hospeda a maior colônia de lobos-marinhos do continente. São mais de 160 mil lobos, pesando cada um até quase 150 quilos. Vivem na ilha também 10 mil leões-marinhos, assim como focas gigantes, que podem ser vistas a menos de 50 metros. Os barcos que levam os visitantes para conhecer a Ilha dos Lobos proporcionam também as informações, por meio dos guias, que são biólogos ou estudantes de biologia.
Casapueblo
Há os que dizem: não há pôr-do-sol tão belo em outra parte do mundo. De fato, os poentes vistos a partir do alto de Punta Ballena, a 15 quilômetros do Centro de Punta del Este, são magníficos. É neste elevado que se encontra o complexo de Casapueblo, singular construção de blocos brancos, sobre penhascos, multiplicação do que, inicialmente, seria um ateliê.
O construtor de Casapueblo é Carlos Páez Vilaró, artista plástico e escritor uruguaio muito conhecido internacionalmente, que está hoje com 85 anos e cuja residência faz parte do complexo visitado por milhares de turistas. Pablo Picasso foi amigo dele, assim como o poeta brasileiro Vinícius de Moraes. Vilaró conta como seu projeto se multiplicou: “Casapueblo foi crescendo, hora após hora, dia após dia, como cresce uma planta, como cresce uma criatura, como cresce uma ideia. Assim, meu ateliê transformou-se em algo humano, às vezes vegetal, às vezes animal”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário