segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

RIVERA URUGUAI

A cidade uruguaia de Rivera é capital do departamento de mesmo nome (cuja superfície total é de 9.370 km²), no norte do país, que com a vizinha Santana do Livramento, no sul do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, constitui uma curiosaconurbação binacional, denominada Fronteira da Paz, com aproximadamente 180.000 habitantes, que vivem de forma integrada.

As principais atividades econômicas da cidade de Rivera são as lojas destinadas ao free-shop, voltadas ao público brasileiro, tornando Rivera um destino popular para a compra de produtos importados em dólar. Com a queda da cotação do dólar, muitos aparelhos podem ser comprados por preços até 40% menores do que similares no Brasil. O limite de compras em Rivera é de US$ 300 por pessoa.

Compras acima desse valor devem ser declaradas na Receita Federal para o pagamento do imposto de importação correspondente para que o produto possa entrar legalmente no Brasil.Destaca-se também a existência de um casino, situado justamente sobre uma das avenidas por onde corre a fronteira entre os dois países. No interior do departamento, predomina a criação de gado e a forestação.

A cidade foi fundada em 1862, com o nome de Pueblo Ceballos, e teve seu nome mudado em 1867, para homenagear o general Fructuoso Rivera. AUTORES RIVERENSES: Agustín Bisio; Olinto Ma. Simões; Lalo Mendoza; Rafael Fischer; Carlos Higgie; Nélida Higgie; Soledad Silveira; Maria Elcira Berrutti; Eduardo Higgie; Mirta Garath Marin; Delia Cazarré de Alvez Michel Croz.

Um comentário:

  1. Oi, conheci teu blog hoje.
    Pretendo ir em agosto para Rivera, gostaria de algumas dicas, acho q ficarei no máximo 2 dias. É proximo de montivideo?

    Muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir